Como Utilizar Informações do Cliente Para Pós-Venda?
Utilizar as informações do cliente para otimizar o processo de pós-venda é tão ou mais importante do que aplicá-las ao procedimento de venda em si, você sabia? Porém, é necessário saber a maneira certa de fazer isso se quer conquistar o cliente definitivamente!
São muitos os dados que podem ser usados para melhorar o seu atendimento pós-venda. Basta ser atento e entender o comportamento do seu cliente.
Como as informações do cliente podem ajudar no pós-venda?
Ao identificar o momento que pode ser chamado de pós-venda — caracterizado pela concretização do negócio, quando um prospect ou lead finalmente vira um cliente efetivo —, é importante começar as ações para que a relação seja mantida ou até mesmo suba de nível, gerando outras vendas ou um upsell, por exemplo.
São muitas as estratégias de pós-venda nas quais as informações do cliente, até mesmo os pequenos dados podem ser úteis, desde que você saiba aplicá-los!
Presentes e descontos em datas especiais
Se você tem — e deveria ter — um cadastro completo de todos os seus clientes, é muito provável que tenha a data de aniversário deles entre os dados, certo? Portanto, que tal utilizá-la para melhorar o seu pós-venda?
Isso pode ser feito de diversas maneiras: você pode perceber que o cliente se interessou por outro produto recentemente, e oferecê-lo um desconto pelo seu aniversário (melhor ainda se for adiantado).
Outra opção é, no caso de o produto comprado permitir acessórios ou adições, oferecê-las como brinde, se possível, ou também com desconto.
Deixe claro que você sabe o que ele comprou e como aquela adição poderia ajudá-lo a aproveitar ainda melhor o produto!
Acompanhamento
O acompanhamento é uma das principais ações de pós-venda, e deve ser realizado se você quiser realmente manter o cliente próximo. A estratégia aqui é manter contato, principalmente por meio de soluções automatizadas.
Alguns dias depois de o cliente comprar o produto, faça com que chegue até ele um e-mail marketing perguntando o que achou (pode até aplicar uma pesquisa para ter uma ideia da aceitação do produto e até da empresa) e, claro, oferecendo seus atendentes para resolver dúvidas, e assim por diante.
A importância de contar com as informações certas
É necessário ter em mente que nenhuma das ações acima, ou qualquer outra, funcionará se você não tiver em seu banco de dados informações completas e corretas de seus clientes. Por isso é essencial, principalmente se você lida com um processo de pós-venda acertado e eficiente, ter uma base impecável de informações.
Isso é possível por meio da higienização e enriquecimento de dados cadastrais — um serviço oferecido por bureaus de informação como a TargetData.
Com este tratamento você poderá ter um cadastro mais completo, cujas novas informações poderão levar você a outro patamar de estratégias pós-venda, com redução de custos por erros.
Você poderá, então, ter seu cliente ainda mais perto!
Confira mais detalhes sobre esse serviço e outros artigos com dicas para sua empresa aqui em nosso blog!
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[…] O primeiro ponto a se considerar quando o assunto é o relacionamento entre empresa e cliente é o fato de que ele é baseado em consistência e frequência. Ou seja, ao mesmo tempo em que você precisa ser assertivo e impactante, também não pode deixar de estar ao lado do consumidor desde o período de pós-venda. […]
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