Por Que a Base De Dados é Tão Importante Para o Seu Negócio?
Como anda a base de dados do seu negócio? Será que você está dando a devida atenção a ela?
Isso é muito importante, pois informações escassas ou imprecisas geram custos, perda de tempo e desalinhamentos dentro da empresa. Além disso, compromete as ações de CRM direcionadas ao público. Desse modo, pensar na importância dos dados é essencial para obter resultados.
Gerar dados de forma eficiente e conseguir fazer uma boa análise dos mesmos nem sempre é uma tarefa fácil. Leia o artigo para entender melhor sobre o assunto!
Importância da base de dados para a sua empresa
As informações acerca dos clientes é uma das coisas mais valiosas para uma empresa, pois é a partir daí que é possível organizar e executar estratégias valiosas para gerar valor para o público.
Por esse motivo, é fundamental que as corporações mantenham uma base de dados inteligente e atualizada. Confira a seguir como essas informações podem ajudar a ter mais assertividade no relacionamento com os clientes!
Base de dados e o relacionamento com os clientes
O Big Data, bem como os e seus principais usos e aplicações, são estabelecidos como uma das tendências centrais do universo do Marketing Digital. Afinal, eles são primordiais para guiar as estratégias de empresas de qualquer porte e segmento.
Portanto, ao fazer a análise da base de dados e informações empresariais, é possível identificar padrões, diretrizes e associações ligadas ao comportamento do consumidor, assim como entender a melhor forma de aprimorar o cadastro de clientes do negócio.
Para o varejo e a indústria, é uma nova forma de diferenciação estratégica, uma vez que podem ser encontradas oportunidades promocionais, definir posicionamentos de preço e otimizar o investimento em comunicação e mídia.
Apesar disso, muitas empresas ainda não têm ciência da importância dos dados e como lidar com essas informações corretamente. Por exemplo, os contatos (telefone, e-mail, etc) são utilizados todos os dias e são fundamentais para o desenvolvimento da organização. Ou seja, perdê-los ou não atualizá-los é um problema.
Base de dados para ações de e-mail marketing
O relacionamento com o consumidor deve ser mantido antes, durante e após o consumo do produto ou serviço. Sendo assim, não deixe de enviar mensagens personalizadas por meio dos canais adequados, para assim aumentar os resultados das ações.
Um dos canais que pode ser utilizado é o e-mail marketing. Ele é interessante, pois não demanda um custo muito alto e traz retorno sobre o investimento. Essa é uma ótima opção para iniciar e manter uma comunicação individual com o seu público, planejando abordagens diferentes para cada etapa do funil em que o lead está.
Nesse contexto, a validação de dados de e-mails e endereços de correspondência reduz as taxas de rejeição (emails não lidos) e o volume de mala direta devolvida, aumentando a produtividade da equipe de marketing da empresa.
É importante que nessas ações você utilize alguma forma de incentivo, tanto de preço quanto de conteúdo, para aumentar o engajamento do consumidor e, consequentemente, a conversão de tráfego e a coleta de dados.
Após obter essas informações, é importante refiná-las antes de aplicar em ações que geram mais leads, repetindo esses mesmos processos. Sendo assim, a análise de dados é indispensável para uma gestão eficiente da base para proporcionar um crescimento sustentável e seguro de todo e qualquer negócio.
Big Data para empresas
De forma a conseguir acompanhar o ritmo e a evolução do mercado, alguns processos básicos do Big Data podem ser incorporados aos métodos e operações das empresas que ainda não sabem como e por onde começar.
Inicialmente, é recomendado capturar a maior quantidade possível de dados, pois é difícil afirmar de antemão quais deles são de pouca valia para o entendimento do cliente. Então, deve-se tratar e complementar a base de forma a manter as informações prontas para uso.
É importante ressaltar que essas informações dos clientes devem ser obtidas de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), ou seja, deve ter uma base legal de consentimento ou interesse, na qual o público esteja ciente e de acordo com o uso de seus dados.
A coleta e a análise de dados deve ser feita, preferencialmente, desde o início do seu negócio e periodicamente, possibilitando o crescimento e garantindo que as informações sejam de qualidade, o que é essencial para tomar decisões de forma segura.
Agora que você já entende a importância da sua empresa ter uma base de dados, está na hora de aprender como vender mais, reduzir custos e recuperar dívidas com o TargetSmart!
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