• Link to LinkedIn
  • Link to Youtube
  • Link to Facebook
  • Link to Instagram
  • Área Cliente – TargetSmart
  • Materiais Ricos
Telefone: 11 5186-4444
TargetData
  • Home
  • Quem Somos
    • Sobre a TargetData
      • Quem Somos
      • Lei Geral de Proteção de Dados
        • Política Corporativa de Privacidade de Dados
      • Política de Privacidade TargetData
      • Termos & Condições TargetSmart
  • Soluções
    • CRM & Comercial
      • Atualização de Dados de Contato
      • Higienização e Enriquecimento de Dados
      • Onboarding
    • Soluções de Análise de Crédito
      • Consulta Cadastral – Pessoa Física
      • Consulta Cadastral – Pessoa Jurídica
      • Monitoramento de Crédito
      • Consulta de Patrimônio
      • Consulta de Dívidas Públicas
    • Cobrança e Recuperação de Crédito
      • Localização de Devedores – Pessoa Física
      • Localização de Devedores – Pessoa Jurídica
    • Prevenção à Fraude & Compliance
      • Prevenção à Fraude
        • Monitoramento de Óbitos
        • Verificação e autenticação de identidade digital
        • Onboarding Cadastral
      • Compliance
        • PEP (Pessoas Expostas Politicamente) e Relacionados
        • Listas Restritivas Nacionais e Internacionais
        • Monitoramento de Due Diligence
  • TargetSmart
  • Clientes
  • LGPD
    • Canal de Comunicação DPO
  • Ética e Compliance
      • Códigos de Integridade e Compliance
        • Código de Conduta e Ética
        • Política de Diligências
        • Código de Conduta de Terceiros e Parceiros Comerciais
        • Política de Combate à Corrupção
        • Política de Conflito de Interesses
        • Política de Benefícios, Patrocínios, Doações, Uso de Imagem e Propriedade Intelectual
        • Política de Tratamento com Agentes Públicos
        • Política de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual
        • Canal de Denúncias
  • Blog
  • Contato
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
  • Home
  • Quem Somos
    • Sobre a TargetData
    • Lei Geral de Proteção de Dados
      • Política Corporativa de Privacidade de Dados
    • Termos & Condições TargetSmart
    • Política de Privacidade TargetData
  • Soluções
    • CRM & Comercial
      • Atualização de Dados de Contato
      • Higienização e Enriquecimento de Dados
      • Onboarding
    • Soluções de Análise de Crédito
      • Consulta Cadastral – Pessoa Física
      • Consulta Cadastral – Pessoa Jurídica
      • Monitoramento de Crédito
      • Consulta de Patrimônio
      • Consulta de Dívidas Públicas
    • Cobrança e Recuperação de Crédito
      • Localização de Devedores – Pessoa Física
      • Localização de Devedores – Pessoa Jurídica
    • Prevenção à Fraude & Compliance
      • Prevenção à Fraude
        • Monitoramento de Óbitos
        • Verificação e autenticação de identidade digital
        • Onboarding Cadastral
      • Compliance
        • PEP (Pessoas Expostas Politicamente) e Relacionados
        • Listas Restritivas Nacionais e Internacionais
        • Monitoramento de Due Diligence
  • TargetSmart
  • Clientes
  • LGPD
    • Canal de comunicação com o DPO
  • Ética e Compliance
    • Códigos de Integridade e Compliance
      • Código de Conduta e Ética
      • Política de Diligências
      • Código de Conduta de Terceiros e Parceiros Comerciais
      • Política de Combate à Corrupção
      • Política de Conflito de Interesses
      • Política de Benefícios, Patrocínios, Doações, Uso de Imagem e Propriedade Intelectual
      • Política de Tratamento com Agentes Públicos
      • Política de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual
      • Canal de Denúncias
  • Blog
    • Materiais Ricos
  • Contato
  • Área do Cliente
Blog
Você está aqui: Home1 / Blog2 / Blog da TargetData3 / O uso do Big Data nas eleições políticas
Uso do Big Data nas Eleições Políticas

O uso do Big Data nas eleições políticas

13 de agosto de 2018/em Blog da TargetData/por Paulo Martins

O momento eleitoral do Brasil se aproxima e, em outubro, serão redefinidos os representantes dos cargos de presidente da República, governador, senador e deputados federal e estadual. Nesse contexto, é importante entender as estratégias utilizadas nas campanhas políticas, principalmente a aplicação de tecnologias baseadas em big data e inteligência artificial, que se vêm se tornando determinantes na assertividade dessas campanhas. Em linhas gerais, é feita a análise e segmentação dos eleitores, permitindo o alinhamento dos discursos dos candidatos com os perfis desses decisores, buscando o direcionamento de conteúdos aos públicos com maior receptividade a eles. Como exemplo do que ocorre nesse cenário, pode-se citar a Cambridge Analytica (CA), empresa de consultoria política que trabalhou para a campanha de Donald Trump, em 2016. Segundo relato de um ex-funcionário da CA ao jornal britânico “Guardian”, a empresa já trabalhou em mais de 200 eleições pelo mundo.

Um dos primeiros passos desse tipo de estratégia é o mapeamento de perfis eleitorais, de forma a segmentar os eleitores e desenvolver ações específicas para cada um. Utilizando-se de softwares de inteligência artificial, por exemplo, que compilam informações públicas e identificam perfis de pessoas, as equipes dos candidatos podem orientar os discursos políticos, potencializando as intenções de voto. Ainda usando a CA como exemplo, ela buscou dados de usuários nas plataformas da internet, aplicando técnicas que exploravam os pontos fracos das pessoas, de acordo com uma colunista do “Guardian”. Identifica-se potenciais apoiadores, traça-se um contexto do que os move e cria-se mensagens específicas para diferentes grupos em função do que querem ouvir.

Além de mapear informações gerais sobre os eleitores, o rastreamento dos perfis possibilita identificar quais temas são mais sensíveis a cada grupo. Muitas vezes, os eleitores podem mudar de intenção de voto em determinado candidato caso ouçam dele algo muito divergente de seus próprios valores. Dessa forma, os comitês eleitorais podem adaptar os discursos a cada tipo de pessoa e, em casos mais extremos, pode haver “operações psicológicas”. Segundo Christopher Wylie, ex-funcionário do grupo britânico Strategic Communication Laboratories que denunciou uso ilegal de dados de usuários do Facebook, essas operações buscam mudar as crenças e o pensamento político das pessoas através da “dominância informativa”, técnica que difunde rumores, desinformação e notícias falsas.

Afinal, entende-se que a otimização máxima de resultados em uma campanha eleitoral ocorre quando há o equilíbrio entre o canal adequado, a mensagem transmitida, assim como o tom utilizado nesse discurso. O Brasil, em relação aos Estados Unidos, utiliza a tecnologia de forma diferente em campanhas eleitorais, de acordo com Luciane Antoniutti, especialista no uso de big data em eleições. Lá, a precisão em identificar o interesse da população é maior e os dados dos cidadãos são mais disponibilizados, com o real consentimento. Logo, é essencial compreender que, por maior que seja o acesso aos dados de eleitores, eles serão usados para segmentar e direcionar estratégias ao público, configurando ações arriscadas, independentemente de envolverem estratégias simples de comunicação ou práticas mais extremas.

Ivana Avellar

TargetData


Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on X
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
Talvez você goste dos artigos
Como lucrar na Black Friday usando o Big Data Como lucrar na Black Friday usando o Big Data
TargetData é apoiadora oficial do Mercado Livre Experience 2018 Somos apoiadores oficiais do Mercado Livre Experience 2018
Mídia Programática: mercado animador Mídia programática: um mercado próspero e animador
Uso de dados para mídia programática O valor dos dados no contexto da mídia programática
Portal Sua Franquia - TargetData Portal Sua Franquia: TargetData é fornecedora e parceira
Proteção de dados pessoais GDPR entra em vigor e atinge todo o mundo
banner lateral blog lgpdbanner lateral blog lgpd

Categorias

  • Análise de Crédito
  • Blog da TargetData
  • Captação e Validação de Dados Online
  • Confirmação Cadastral para Prevenção à Fraude
  • Dicas de Vendas
  • Higienização e Enriquecimento de Dados
  • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
  • Localização de Clientes Inadimplentes
  • Mailing List para Marketing Direto
  • Marketing Inteligente
Search Search

ÚLTIMOS POSTS

  • Onboarding de Dados — Saiba Como Funciona Essa Estratégia 7 de janeiro de 2022
  • Prevenção à Fraude — Soluções da TargetData Para Sua Empresa 26 de dezembro de 2021
  • Inadimplência — 5 Técnicas Para Evitar Os Clientes Devedores 21 de dezembro de 2021
  • Consulta Por CNPJ — Qual a Sua Importância e Como Funciona? 21 de dezembro de 2021
  • Por Que a Base De Dados é Tão Importante Para o Seu Negócio? 21 de dezembro de 2021
  • Home
  • Quem Somos
  • Soluções
  • TargetSmart
  • Clientes
  • LGPD
  • Blog
  • Contato
  • Materiais Ricos
  • Imprensa
  • Mapa do site
  • Área do Cliente

Soluções

  • CRM & Comercial
  • Soluções de Análise de Crédito
  • Cobrança e Recuperação de Crédito
  • PLD & Risco e Compliance
  • Prevenção à Fraude

Fale Conosco

Brasil
Rua Enxovia, 472 – Cj. 1804 – Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP
CEP: 04711-030

Estados Unidos
610 Sycamore Street ste 315
Kissimmee
Flórida 34747 – EUA

Telefone:
(11) 9-6864-2359 (WhatsApp)
(11) 5186-4444 / 3501-5138

Comercial
E-mail: comercial@targetdata.com.br

Encarregado de Dados Pessoais:
E-mail: dpo@targetdata.com.br

ENTRE EM CONTATO
© Copyright | 2001 – 2025 - TargetData Informações para Marketing direto e CRM, Crédito, Cobrança , Risco & Compliance e prevenção à fraude Solicite um orçamento
  • Link to LinkedIn
  • Link to Youtube
  • Link to Facebook
  • Link to Instagram
Link to: TargetData no Portfólio de Agências do Meio & Mensagem Link to: TargetData no Portfólio de Agências do Meio & Mensagem TargetData no Portfólio de Agências do Meio & MensagemPortfólio de agências Meio & Mensagem Link to: A revolução do Google completa 20 anos Link to: A revolução do Google completa 20 anos Google completa 20 anosA revolução do Google completa 20 anos
Scroll to top Scroll to top Scroll to top

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações.

AceitarOcultar notificaçãoDefinições

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Quem Somos
AceitarOcultar notificação

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegação, você concorda com o uso dessas informações.

Leia nossa Política de Privacidade de Dados e saiba mais.

logo plugin
Powered by TargetData  GDPR Cookie Compliance
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O cookie estritamente necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.