A Pirâmide do Conhecimento e Hierarquia DIKW
Vivemos numa era em que somos diariamente expostos a uma quantidade gigantesca de dados e para compreendê-los é preciso fazer a hierarquização e interpretação da informação. Assim surgiu o termo Pirâmide do Conhecimento, ou como também é conhecida, a Hierarquia DIKW (Data-Information-Knowledge-Wisdom).
Continue lendo para entender melhor como os conceitos de Dados, Informação, Conhecimento e Sabedoria se relacionam.
Principais características da pirâmide do conhecimento
A pirâmide do conhecimento é uma hierarquia de conceitos muito utilizada na análise de dados, ciências da informação, arquivologia e gestão da informação. Um dos primeiros pesquisadores que estudou sobre o tema foi Russel Ackoff, na década de 1980.
O teórico norte americano dizia que um dado sozinho não tem significado total, pois ele precisa ser interpretado para que possua valor e torne-se, de fato, uma informação. O conhecimento, portanto, é o conjunto e a compreensão dessas informações.
Dados são registros factuais, qualitativos ou quantitativos, e a informação é a contextualização que gera relevância e propósito a esses dados. Sendo assim, a organização e a padronização da informação é o que possibilita o conhecimento.
Já a sabedoria é o resultado que você alcança por meio da análise dos diferentes cenários até então apresentados. Ou seja, um aspecto depende do outro, por isso, é importante manter essa sequência da pirâmide de conhecimento.
O conhecimento e a inteligência artificial
O sistema de machine learning realiza processos automáticos de entendimento da informação e isso auxilia as organizações que precisam lidar com quantidades massivas de dados. Neste caso, a sabedoria concentra-se nas pessoas e na forma como elas utilizam o conhecimento disponível para tomar as melhores decisões para a empresa.
Nesse contexto, a inteligência artificial é um campo que vem sendo cada vez mais desenvolvido, pois possibilita uma capacidade maior de processamento de bases de dados e obtenção de conhecimento por um menor custo, já que as máquinas podem “decifrar” algoritmos que nos auxiliam com previsões mais exatas.
Desafios e aplicação da pirâmide do conhecimento
O principal desafio da pirâmide do conhecimento é fornecer um método eficaz para as organizações gerarem sabedoria de maneira eficiente. As empresas precisam estruturar a melhor forma de obter os dados e relacioná-los, para assim gerar informações e transformá-las em conhecimento profundo de suas atividades.
Um exemplo onde a hierarquia DIKW pode ser implementada é na análise de casos do novo Coronavírus no país. Os dados sozinhos apresentam apenas números, que ao serem interpretados por um período de tempo, podem identificar a parte da população que é mais afetada, em quais regiões, faixa etária, gênero, etc.
Essas informações produzem conhecimento e contribuem para a elaboração de estratégias de solução do problema e tomadas de decisão, como em relação a quarentena e desenvolvimento de vacinas.
A informação é uma perspectiva mais elaborada de um dado e o conhecimento produz a estratégia e como colocar a informação em prática. A sabedoria é o porquê, a razão, e a percepção que se tem do todo, ou seja, os resultados obtidos.
Gostou de aprender sobre a pirâmide do conhecimento? Acompanhe o blog da TargetData para entender ainda mais a lidar melhor com dados e informações!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!