Inadimplência — 5 Técnicas Para Evitar Os Clientes Devedores
A falta de pagamento é um dos principais problemas para empresas de quaisquer segmentos. É exatamente por isso que pensar em estratégias de como reduzir a inadimplência é algo extremamente necessário. Mas, nesse contexto, quais medidas precisam ser tomadas?
Neste artigo, você descobrirá as principais estratégias para diminuir os índices da falta de pagamento e, assim, garantir o seu fluxo de caixa. Aproveite a leitura!
Afinal, como reduzir a inadimplência?
Saber como localizar devedores é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa.
A boa notícia é que existem várias formas de diminuir a inadimplência que vão desde a comunicação eficiente, ao uso da alta tecnologia. Conheça abaixo as soluções e comece a aplicá-las:
1. Análise de crédito
Fazer uma análise de crédito é uma das principais soluções para evitar a inadimplência e fazer concessões com menos riscos.
Para isso, é preciso contar com uma tecnologia que cruze os dados cadastrais e a pontuação dos consumidores sobre compras e pagamentos. As informações detalhadas ajudam a tomar a decisão certa sobre o potencial dos consumidores.
A TargetData é uma empresa que utiliza a inteligência artificial para adquirir e organizar dados úteis para facilitar todo o processo de análise de crédito. Isso é possível com alguns serviços, como:
- score de crédito;
- cadastro positivo – acompanhamento do histórico de pagamento dos clientes.
2. Gestão de dados
Imagine que você está com um cliente devedor e, ao tentar entrar em contato para realizar a cobrança, descobre que o telefone passado estava incorreto.
Por isso, o esforço para reduzir a inadimplência também depende de uma boa base de dados cadastrais. Isso significa investir na atualização e higienização das informações, como verificar se o endereço, telefone e e-mail dos clientes ainda são os mesmos.
Com a TargetData a sua empresa consegue manter uma base de dados inteligente e otimizada para guiar as estratégias do seu negócio.
3. Comunicação direta e constante
O relacionamento com os clientes traz diversos benefícios, um deles é justamente a diminuição das dívidas. A proximidade com o seu público aumenta o engajamento deles com a empresa, reduzindo a inadimplência.
Para melhorar a comunicação com os seus clientes, você tem a opção de usar um mailing list para enviar SMS, e-mail marketing, mala direta e fazer telemarketing. Essas soluções você também encontra na TargetData!
4. Acordos com os clientes
Reduzir os casos de inadimplência também depende de facilidades oferecidas aos clientes. Esteja sempre disposto a fazer acordos para sanar as dívidas. Mais do que isso, ao entrar em contato com os consumidores, tenha clareza e jogo de cintura.
5. Monitoramento de óbitos
Por último, mas não menos importante, o monitoramento de óbitos é uma técnica fundamental para quem quer evitar devedores. Afinal, uma das estratégias mais utilizadas pelos fraudadores é a utilização de dados de pessoas falecidas.
A TargetData tem o cadastro de óbitos mais completos do país e todos os dados são oriundos de órgãos oficiais. Além disso, oferecemos todas as estratégias apresentadas neste artigo.
Quer evitar clientes devedores? Então contrate já as soluções da TargetData!
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[…] A análise de crédito é um processo que deve ser feito antes da concessão deste, a fim de reduzir a inadimplência. […]
[…] Além disso, vale dizer que a recuperação de crédito também implica em como outras instituições veem aquele consumidor. Ou seja, para ter um score alto — conseguir financiamentos, acesso a cartões de crédito, etc. — é imprescindível não ter inadimplências. […]
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