3 Detalhes Sobre a Higienização de Base de Dados
A higienização de base de dados é um procedimento extremamente benéfico e necessário, principalmente para as empresas que tem uma lista de clientes muito grande e precisam renovar seu contato tanto com os atuais quanto com aqueles já inativos.
Se você não consegue uma atualização eficiente dos cadastros somente com ajuda dos clientes, o que pode ser realmente uma tarefa difícil, conhecer alguns pontos principais da higienização é essencial para entender como ela pode ajudar!
1. Higienização de base de dados não é enriquecimento
Existe certa dúvida entre os objetivos do enriquecimento e da higienização de base de dados, e entender isso é importante para ver de qual serviço você realmente precisa.
A higienização tem como principal ponto “organizar” a base de dados por meio da validação e padronização de informações. É útil, por exemplo, para telefones e endereços que já estão registrados há muito tempo.
Imagine que você tem clientes cadastrados em sua base há mais de 10 anos, certo? Provavelmente a maioria deles já mudou de endereço ou pelo menos de telefone, e isso pode fazer com que você tente um contato sem efeito.
Com a higienização, você poderá ter removidos de sua base os endereços duplicados, além de correções de erros de digitação (ruas, largos, avenidas) e apontamento de ausência de dados como o CEP ou o número da casa ou prédio.
Para os telefones, a higienização é ainda mais eficiente, pois pode identificar os números inválidos (que não pertencem à pessoa) e ver aqueles que estão incorretos pela quantidade de dígitos.
O enriquecimento, por sua vez, é um tipo de serviço que busca inserir em sua base novas informações referentes ao cliente, desde o CPF até o telefone e endereço, por exemplo. Por isso é tão ideal apostar nas duas juntas, pois você terá o que é desnecessário removido e o correto já adicionado à sua base, facilitando os seus contatos futuros.
2. Ajuda a segmentar sua base de dados
Ao higienizar sua base com a TargetData, você terá todas as informações padronizadas e sem erros de formatação, o que pode ajudar muito na hora de dividir os seus clientes em grupos. Pense, por exemplo, que você quer realizar uma ação por meio de mensagens no WhatsApp.
Sem a padronização correta, você teria que selecionar à mão os clientes que ofereceram somente um telefone fixo no cadastro e aqueles cujo celular consta na base. Com tudo correto, você poderá ser assertivo e, em poucas filtragens, chegar somente aos clientes que lhe interessam, sem muito trabalho.
3. Aumenta a taxa de CPC
A taxa de CPC (contato com a pessoa certa) é um indicador influenciado diretamente pela qualidade das suas informações — mais uma razão para investir em serviços de higienização de base de dados.
Pense em quanto você tem de custo por ligação ou contato com cliente e, então, leve em conta o prejuízo que pode haver se parte dessas tentativas de encontrá-los for falha devido a erros de informações em sua lista.
Percebe como o CPC é importante e o quanto a má qualidade de suas informações pode influenciar negativamente em seu trabalho?
Contar com as soluções de uma empresa especializada em tratamento, enriquecimento e higienização de dados cadastrais como a TargetData pode mudar muito o cenário de seu negócio! Confira mais artigos em nosso blog.
Trackbacks & Pingbacks
[…] pode parecer somente um monte de informações aleatórias, depois do devido tratamento e da higienização de dados, vira uma fonte valiosa para realizar diversas melhorias no atendimento ao […]
[…] mais completo e efetivo, e esse serviço ainda pode ser mais eficiente ainda se acompanhado de uma higienização. Dessa maneira, todos os dados duplicados ou inválidos serão retirados antes do […]
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!