Antifraude — Evite Informações Falsas em sua Base de Dados
Informações falsas são um dos maiores problemas enfrentados por empresas que contam com um grande volume de dados cadastrais em sua base. Esses dados podem afetar muito as operações de cobrança e vendas, causando prejuízos. É por isso que você precisa conhecer e entender como funcionam os procedimentos antifraude!
O que é uma fraude, afinal?
Em termos gerais, a fraude é classificada como um ato intencional feito com o objetivo de lesar outra parte e eximir as responsabilidades do fraudador pela ação. No caso das fraudes cadastrais, o mais comum é que uma pessoa, para não ser identificada posteriormente, utilize dados de outra ao se registrar em uma base de dados.
Isso ocorre muito com cartões de crédito, principalmente no comércio online, em que um suposto consumidor pode efetuar cadastros e compras utilizando os dados roubados de cartões de terceiros. Essa situação é tão comum assim pois não é muito difícil conseguir todas as informações necessárias para utilizar um cartão de crédito de outra pessoa.
Atitudes criminosas como essas são extremamente prejudiciais para empresas, porque podem significar grandes índices de inadimplência e altos prejuízos, por isso é necessário agir de todas as maneiras para evitar que ocorram.
Como utilizar um sistema antifraude para evitar as fraudes cadastrais?
Uma das fraudes mais comuns em cadastro é a tentativa de utilizar dados que não são de propriedade do cadastrado para conseguir algumas vantagens, entre elas tentar um CPF diferente para evitar verificações de crédito em seu nome, que pode estar com restrições, ou até um outro nome para não gerar investigações diante de um cartão de crédito roubado.
A melhor maneira de evitar isso é ter à disposição uma solução antifraude, que permita ao comerciante certificar-se de que todas as informações fornecidas no cadastro são verdadeiras e coincidem com as da pessoa que está fazendo o registro.
A confirmação cadastral online em tempo real é uma ótima ferramenta antifraude. Com ela você pode confrontar no momento do cadastro, pela própria plataforma, as informações do cliente com a do banco de dados disponível na empresa provedora. Dessa maneira, é possível fazer uma venda ou até uma concessão de crédito de maneira muito mais segura.
Além disso, você ainda diminui muito as possibilidade de inadimplências, contatos ineficientes e, claro, os prejuízos que isso pode acarretar, sem falar que ao dispor de uma ferramenta como essa, o seu negócio ficará muito mais confiável aos olhos dos seus clientes em potencial!
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