3 Motivos Pelos Quais Você Pode Perder Clientes Para o Seu Concorrente
Perder clientes para a concorrência é algo muito comum, principalmente com mercados tão competitivos como os que temos atualmente. Porém, dependendo das perdas, pode haver um impacto significativo no rendimento da empresa, e isso pede atenção.
São muitos os motivos que podem levar um cliente a procurar a concorrência, e você deve conhecê-los para garantir, ao máximo, que isso não aconteça!
1. Perder clientes por falta ou ineficiência de atendimento
Um atendimento despreparado, que não solucione problemas no suporte ou não ofereça um pós-venda eficiente, está entre uma das principais razões pelas quais você pode perder clientes. Como solucionar? Invista em capacitação e tenha processos bem definidos.
Verifique, sempre que possível, como o atendimento anda. Veja se há alguma dificuldade com alguma parte da demanda e, caso utilize um serviço terceirizado de telemarketing, por exemplo, tenha certeza da qualidade da empresa que o presta!
Vale lembrar também que, sem uma ideia clara de como realizar o contato tanto em processos de venda e suporte quanto de pós-venda, o atendente provavelmente cometerá equívocos!
2. Falta de contato e relacionamento com o cliente
Relacionar-se com seu cliente é essencial para mantê-lo na casa. Não adianta somente prestar um atendimento de qualidade quando ele buscar o contato, mas sim manter-se presente no dia a dia dele com dicas, conteúdo e outros detalhes.
Uma das principais razões pelas quais a maioria das empresas não consegue manter um bom contato com seus clientes é a falta de informações corretas para isso.
Um telefone errado, um e-mail com uma letra a mais ou a menos ou até mesmo dados que mudam muito, como celulares, quando não atualizados, podem causar essa falha de contato e fazer você perder clientes.
Para evitar isso, já que conseguir atualizações cadastrais por parte dos consumidores é sempre difícil, o melhor é apostar em serviços de higienização de base de dados. Esse procedimento retira as informações inconsistentes e valida as que estão incorretas, mantendo seu banco sempre atualizado
3. Diferenciais na concorrência
Você acompanha o seu segmento? Entende as tendências e o que o seu cliente espera? A competitividade é alta, e você precisa estar sempre um passo à frente, se não o concorrente estará à sua frente e fará com que você perca seus clientes.
Portanto, entenda seu nicho de atuação, saiba o que deverá implementar em sua empresa nos próximos meses ou até anos! Descubra tendências, inspire-se em cases internacionais e nacionais e seja o primeiro a oferecer os diferenciais que seus clientes esperam!
Gostou das dicas para não perder clientes? Conheça mais sobre a TargetData e leia a respeito deste e de outros assuntos em nosso blog!
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