10 Dicas de Uso de Dados Para Pequenas Empresas
O uso de dados em pequenas empresas tem sido fundamental para alavancar negócios e gerar um crescimento seguro. No mundo do marketing digital, a gestão de dados é conhecida como Big Data, conceito que se aplica a conjuntos de informações que revelam padrões, tendências e associações relacionadas ao comportamento humano e interações.
Leia no artigo como o big data para pequenas empresas pode gerar resultados!
Uso de dados em pequenas empresas
Nem sempre as organizações, principalmente as iniciantes, lidam de forma consciente com big data, porém, a estratégia é essencial para a rotina do empreendimento. Afinal, os dados de contatos e possíveis clientes são fundamentais para definir o sucesso dos negócios.
Veja a seguir, 10 maneiras em que o uso de dados para pequenas empresas pode melhorar os resultados, de acordo com a Serasa Experian:
1 – Comunicação de marketing
O criativo das campanhas de marketing digital da sua empresa podem ser perfeitos, mas o esforço será inútil se os dados não forem confiáveis. Coletar dados precisos e mantê-los pronto para uso são processos importantes para alavancar as suas ações.
2 – Conteúdo personalizado
A personalização pode melhorar suas estratégias no digital e ajudar a empresa a fornecer conteúdo mais relevante para cada um. Com o uso de dados as pequenas empresas têm acesso a informações que permitem:
- tratar cada contato por seu primeiro nome em e-mails;
- apresentar recomendações de produtos com base em compras anteriores;
- enviar mensagens personalizadas irão ajudar a aumentar os resultados.
Ações simples como essas fazem toda a diferença para o consumidor e o relacionamento que ele desenvolverá com a empresa.
3 – Decisões importantes
Manter a sua base de dados com informações atualizadas e de qualidade ajuda a garantir mais segurança na tomada de decisões estratégicas e operacionais, de uma forma que essas decisões também promovam melhorias na experiência do cliente.
Sendo assim, é necessário validar os dados no momento da coleta e realizar a manutenção da base ao longo do tempo.
4 – Automação
No início de um negócio, a quantidade de dados com que se trabalha pode ser muito pequena. Mas, conforme ocorre o crescimento da empresa, há o risco da gestão sair do controle.
Portanto, comece a coleta e validação da qualidade dos dados logo no início de seu empreendimento. Isso abre oportunidades e permite que a sua empresa cresça com segurança.
5 – Formas eficientes de coletar os dados
A melhor fonte para coletar novos dados de contato é através das informações que chegam ao seu site. No entanto, grande parte do tráfego que chega por esse canal não se converte em um contato ou um cliente.
Por isso, com o big data e o uso de dados as pequenas empresas conseguem planejar estratégias e práticas de otimização que aumentem a taxa de conversão. Isso garante não apenas acessos ao site, mas garante uma coleta eficaz de informações de seus clientes e prospects.
6 – Conformidade com a LGPD
A nova legislação da LGPD obriga todas as empresas, independentemente do porte e do segmento, a se adequarem a uma série de requisitos para regular o uso de dados pessoais dos clientes.
Portanto, os processos de coleta, armazenamento e tratamento dessas informações pessoais precisa ser feita com consentimento do indivíduo para evitar multas e penalidades para a empresa.
Com a lei de dados será necessário mapear o uso de dados nas pequenas empresas para que saibam a origem da informação e tenham autorização do usuário para usar esses dados da melhor forma.
7 – E-mail Marketing
O e-mail continua sendo o canal mais eficaz em termos de ROI. Por isso, para obter mais informações sobre as pessoas que navegam em seu site, utilize um pop up solicitando algumas informações e o e-mail do visitante, mas sempre deixe claro o objetivo da coleta desses dados, para que a empresa esteja em conformidade com a LGPD.
Isso aumenta a conversão de tráfego e ajuda na construção do seu banco de dados. Funciona também como oportunidade para validar as informações coletadas.
8 – Validação de e-mails
Como pudemos observar, o e-mail ainda é um ótimo canal de comunicação, portanto, a sua validação é fundamental para reduzir as taxas de rejeição de e-mails, melhorar a reputação do remetente e aumentar a produtividade.
No caso de endereços de correspondências, a atenção deve recair sobre como os dados foram inseridos, de forma a evitar endereços incorretos.
9 – Maior engajamento do público
O uso de dados ajuda pequenas empresas a envolver os visitantes do seu site em momentos-chave durante a navegação. Na chegada, na saída e em páginas de destino de alto tráfego são momentos perfeitos para gerar mais engajamento, promover o relacionamento com o público e aumentar conversões.
10 – Materiais ricos e incentivos
O uso de alguma forma de incentivo para ativar um e-mail opt-in pode aumentar consideravelmente a conversão de tráfego e coleta de dados. A empresa pode oferecer descontos, frete grátis e brindes com a compra.
Já os materiais ricos são aqueles que agregam valor e geram um conteúdo de qualidade para o público. Eles são bastante efetivos e podem ser:
- e-books;
- white papers;
- materiais de marketing.
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