Big Data Para Varejo – Como Utilizar a Seu Favor
Atualmente, não é preciso ser um especialista em tecnologia para saber que a quantidade de informações na rede é muito grande. Basta pensar no volume de mensagens, pesquisas e páginas que são geradas todos os dias. Nesse sentido, o big data para varejo é uma tendência que chegou para ficar.
Daqui para a frente, não será mais possível imaginar como vender sem ter uma série de dados – ou, pelo menos, como atingir um grande público. Leia este artigo para entender de vez o que significa big data, quais são as vantagens para o mercado varejista e como adotá-lo em duas estratégias!
O que é big data para varejo e quais são as vantagens?
Big data é um termo de Tecnologia da Informação (TI) que representa o volume de dados que é gerado a cada segundo. Pode até parecer complexo inicialmente, mas o conceito está bastante presente no dia a dia, quando as pessoas se comunicam, fazem compras ou outras atividades na internet.
Por sua vez, quando se fala em big data para o varejo, isso significa as informações disponíveis na rede que podem auxiliar nas vendas. Por exemplo: se o consumidor costuma adquirir determinado produto, a partir desse conhecimento, a empresa pode criar ações específicas de divulgação.
Na prática, o big data pode garantir muitas vantagens para todos os tipos de varejos, incluindo os de menor porte. Veja só:
- prever demandas: ao analisar o comportamento do público, é possível saber se o estoque é suficiente e se antecipar as compras;
- adaptar-se mais rápido: quanto mais informações o empresário tiver sobre o mercado e os consumidores, melhor será para enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades de vendas;
- usar recursos de forma inteligente: ao observar os dados de acessos e comportamentos, a empresa pode focar mais em estratégias que podem trazer resultados, gastando menos dinheiro com as pouco eficientes.
Como usar big data no varejo?
O big data para varejo pode melhorar – e muito – a experiência do consumidor, aumentando as chances de compras ou até de fidelização. Por meio de ferramentas que fazem a captação e o enriquecimento de dados da forma correta, de acordo com a LGPD, é possível:
- analisar as informações dos clientes em conjunto com as redes sociais para prever intenções de compras;
- otimizar o e-commerce para oferecer produtos interessantes a cada tipo de público. Por exemplo: quando o usuário clica em um livro, o site pode mostrar obras do mesmo gênero com a sugestão “outras pessoas também compraram”;
- indicar produtos de acordo com o perfil de um cliente que já comprou. É algo parecido com o que a Netflix faz ao sugerir filmes e séries.
Vale notar ainda que é importante as empresas de varejo manterem os dados sempre atualizados para obter sucesso nas campanhas de prospecção, retenção e fidelização de clientes.
Viu só como é possível usar o big data a favor do seu varejo? Vale notar que esses foram apenas alguns exemplos e que existem inúmeras possibilidades. Quer saber mais sobre o uso de dados? Leia mais no blog da TargetData!
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