Big Data — Como Utilizar No Atendimento Ao Cliente
Big Data tem tudo a ver com atendimento ao cliente. Isso porque os insights gerados pelos dados ajudam a melhorar significativamente a experiência do usuário.
Quer entender como o Big Data faz isso? Então continue lendo este artigo!
O que é Big Data?
O Big Data — como o próprio nome sugere — é uma quantidade gigantesca de dados que, por isso, é impossível de ser processada por meios tradicionais.
Esses dados podem ser de dois tipos. São eles:
- estruturados: possuem uma organização predeterminada e podem ser organizados conforme um padrão;
- desestruturados: são complexos e não seguem um padrão, portanto, exigem intervenção humana para serem categorizados.
O que, em um primeiro momento, pode parecer somente um monte de informações aleatórias, depois do devido tratamento e da higienização de dados, vira uma fonte valiosa para realizar diversas melhorias no atendimento ao cliente.
Para que serve o Big Data no atendimento ao cliente?
Os dados são importantes ajudantes nas tomadas de decisão, fazendo com que elas sejam mais assertivas. Especificamente no atendimento ao cliente, seu uso colabora para a construção de uma relação mais sólida e de mais valor.
A seguir, veja quais são as vantagens de utilizar Big Data no atendimento ao cliente.
Identificar comportamento de consumo
A partir dos dados coletados, é possível identificar padrões no comportamento dos consumidores e entender a sazonalidade das demandas. Dessa forma, sua empresa consegue se preparar para os tempos de alta e baixa procura.
Além disso, você também consegue prever as necessidades de consumidores específicos.
Por exemplo, se um cliente compra um mesmo produto toda época do mês, é possível se precipitar e enviar descontos ou cupons quando esse período se aproximar. Essa é também uma das formas de como usar Big Data para varejo.
Personalizar o atendimento
O processo de atendimento não precisa e nem deve ser o mesmo para todos os clientes. Com os dados em mãos, você consegue traçar a melhor abordagem e jornada para chegar até cada um deles.
Os insights obtidos vão desde que produto oferecer até qual linguagem utilizar, por qual canal se aproximar e em que momento do dia.
Análises de mercado mais profundas
Por fim, mas não menos importante, o Big Data vai te auxiliar em todos os processos que levam à abordagem do cliente.
Fazendo esse levantamento, você encontra informações preciosas sobre produtos e serviços mais procurados, canais com mais engajamento, métodos de divulgação que geraram mais leads, e por aí vai.
Dessa forma, seu foco pode ser direcionado para as estratégias que geram mais resultados e mais oportunidade de aproximação com o cliente.
Se você gostou de saber como os dados podem melhorar o atendimento ao cliente, também vai gostar de entender como utilizar o banco de dados para traçar estratégias na sua empresa.
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