Como Fidelizar Clientes — Saiba Como Vender Mais!
Independentemente do segmento de sua empresa ou do público-alvo que você deseja atingir, saber como fidelizar clientes e garanti-los próximos ao seu negócio é essencial.
Clientes fiéis custam menos para a empresa e permitem, na maioria das vezes, negociações recorrentes — como upsell — ou até mesmo trazem novos clientes por meio da indicação direta. Mas, para conseguir a confiança e atingir o nível de fidelidade é necessário trabalhar de maneira eficiente!
Como fidelizar clientes para vender mais?
Diferentemente de nutrir leads, quando há interesse na compra do produto ou serviço por parte do prospect, algo como fidelizar clientes é puramente ligado à confiança que tal indivíduo tem em sua empresa ou no que ela oferece.
Não é porque um cliente é fiel que ele estará sempre interessado ou pronto para uma nova compra, mas sim que, se estiver, será em sua empresa que ele irá buscar o que deseja. Além disso, ao inspirar confiança, você gera indicações importantes que podem trazer muitos novos clientes!
Veja algumas dicas:
Reduza a burocracia
O período de negociação, não importa o produto ou serviço, é sempre desgastante para o cliente. São muitos contatos, diversas decisões e, claro, formulários para preencher que parecem não acabar. Tudo isso é extremamente necessário, mas só na primeira vez.
Após a venda inicial feita para um cliente, o ideal é que você tenha alguns dados dele na base de informações da empresa, correto? Ao utilizá-los para melhorar o relacionamento, há a oportunidade de reduzir muito as obrigações do cliente diante do preenchimento de mais lacunas e outros pontos.
Assim, o processo será muito menos cansativo e as chances de venda, muito maiores, aumentando o potencial para fidelização daquele cliente.
Ofereça exclusividade
Promoções exclusivas para clientes recorrentes constituem um recurso extremamente utilizado pelas empresas, e costuma trazer bons resultados quando feito da maneira certa.
O ideal é começar oferecendo alguns descontos para um cliente certo tempo após a venda, e então, com essas ofertas, fazê-lo tornar-se fiel não só às suas promoções, mas também à sua comunicação, que pode trazer boas oportunidades.
Para isso, claro, você precisa ficar atento aos dados. Telefones e e-mails corretos são de vital importância para esse tipo de ação! Por isso, buscar uma higienização de sua base de dados pode ser uma boa ideia.
Aposte em programas de fidelidade
Programas de fidelidade são uma ótima maneira de como fidelizar clientes e, inclusive, uma das mais utilizadas pelo mercado. Entretanto, funcionam melhor para negócios de alta rotatividade ou de produtos de consumo rápido.
No caso de empresas que oferecem serviços, como clubes de assinatura ou até mesmo um software pago mensalmente, um programa pode ser aplicado por meio de descontos após certo tempo de uso, ou até no momento da compra: “assine por 10 meses e ganhe um mês gratuito”, entre outros.
Gostou das dicas sobre como fidelizar clientes? Confira mais artigos sobre o tema no blog da TargetData!
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