Coleta de Dados Para Novos Negócios — Aprenda na Prática!
A coleta de dados é um procedimento importante para negócios que estão no início. Aprender a fazê-la, para começar a construir uma base sólida de informações, é imprescindível.
Para que isso seja feito, porém, é necessário compreender alguns pontos específicos sobre a sua empresa. Principalmente no que diz respeito ao escopo de dados que deverão ser coletados e qual a melhor forma de fazê-lo.
Como fazer a coleta de dados ao iniciar uma nova empreitada?
Informações são muito importantes para organizações. Um detalhe da coleta de dados é que ela precisa ser adequada ao seu negócio. O primeiro passo é entender qual será a estratégia adotada para esse recolhimento, para então começar a fazê-lo.
Existem três tipos de coleta:
- contínua — os registros acontecem no momento em que são reconhecidos, durante certo tempo;
- periódica — definida por ciclos (é o caso do censo, por exemplo);
- ocasional — sem determinação de continuidade ou período.
Diante desses tipos, você deve pensar como alinhar melhor a sua ideia de negócio com a coleta de informações.
Coleta de dados com estratégias de marketing digital
Se a sua empresa trabalha com marketing digital e implementou, por exemplo, uma estratégia de inbound marketing, você terá como descobrir informações pessoais à medida em que conseguir leads. Ou seja, é uma coleta contínua.
Isso normalmente é feito por meio de formulários de contato no site e e-mail marketing. Você conseguirá uma base sólida, porém não será 100% qualificada, sendo necessário nutri-la por certo tempo. Apostar em soluções de higienização e enriquecimento pode ajudar nesse ponto!
Obtenção de informações por questionário presencial
Caso você tenha uma empresa de pesquisas, por exemplo, é uma boa ideia tentar buscar entrevistas presenciais, nas ruas. Dessa maneira, você teria uma coleta periódica, que ocorrerá por tempo determinado a fim de conseguir o maior número de informações pessoais possível.
De certa maneira, a coleta de dados por esse tipo de técnica é mais assertiva, pois a chance de haver um real interesse em alguém que para na rua para responder, é maior.
Coleta ocasional de pequenos dados
Suponha que você tem uma empresa de internet e precisa mostrar seus serviços para os clientes, já que está iniciando no mercado.
Instalar-se em um quiosque de shopping ou buscar espaços para alugar pode ser uma boa ideia. Dessa maneira, ao gerar interesse inicial pelo seu serviço, você conseguirá dados básicos que podem, futuramente, ser utilizados para um contato mais assertivo, convertidos diretamente em vendas.
Essa coleta ocasional é eficiente e ótima para quem precisa mostrar que está no mercado, mas não consegue estabelecer uma estratégia fixa ainda, como no caso do marketing digital.
Porém, lembre-se: manter a qualidade de sua base é essencial, ou a coleta de dados não se mostrará nada efetiva em uma futura operação de vendas.
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