Sistema de Segurança e Prevenção à Fraudes: Quais Suas Vantagens?
As vendas online potencializam a expansão dos negócios e aumentam o giro dos estoques. Dessa forma, é cada vez maior o número de lojas físicas que migram suas operações para o mundo virtual e adotam o modelo de e-commerce. E para o seu bom funcionamento, é essencial que elas tenham um sistema de segurança.
Logo, é necessário que haja atenção e planejamento nas práticas que envolvem transações, dados e análises de crédito. Ou seja, deve-se estar alerta em relação aos principais vilões do e-commerce: as fraudes.
Continue lendo para saber mais sobre o tema e formas de garantir essa segurança.
Por que utilizar um sistema de segurança é tão importante?
O Brasil é o segundo país no ranking de fraudes no comércio virtual na América Latina, ficando atrás apenas do México, de acordo com uma pesquisa realizada pela Visa. Alguns dos golpes mais utilizados são:
- o teste de cartão: quando robôs são usados para tentar descobrir dados de cartões de crédito e utilizá-los em compras online;
- invasão de conta;
- roubo de identidade;
- entre outras.
Uma vez que a clonagem física dos cartões é mais complexa, a fraude migrou para o cenário online, em que não é necessário o uso de senhas pessoais para validar uma transação. É comum empresas de diversos segmentos enfrentarem problemas com a falsa identidade de clientes.
A escassez de informações no momento de decisão de negociações também é realidade da maioria das organizações e pode provocar dificuldades futuras, como descobrir que o cliente não possui fundos para a contratação do serviço.
Como evitar a falsa identidade de clientes?
É importante considerar que uma das estratégias mais comuns utilizadas por fraudadores para comprar produtos, roubar informações de cartão de crédito e utilizá-las indevidamente ou mesmo solicitar crédito pessoal é utilizando o cadastro de pessoas falecidas.
Pensando nisso, a TargetData também conta com um sistema de segurança com informações (de órgãos oficiais) sobre os falecidos do país. Dessa forma, é feito o monitoramento mensal para evitar fraudes e reduzir riscos de prejuízos financeiros para o seu negócio.
Basicamente, o sistema detecta automaticamente se o CPF que estão tentando utilizar para fazer o cadastro pertencia a uma pessoa falecida ou não. É uma verificação básica e essencial para a saúde financeira das empresas.
Assim, é fundamental também consultar informações atreladas a um CNPJ ou CPF antes de assinar contratos, realizar concessões de crédito e fazer parcerias com outras empresas ou pessoas físicas. A TargetData considera essas consultas essenciais e possui uma base de cadastros completa para que o sistema de segurança consiga fazer essa checagem.
Ao analisar informações como protestos, ações, cheques sem fundo e pendências financeiras de clientes, é possível minimizar os riscos de inadimplência nas negociações e os custos de tempo e operações, viabilizando maior número de vendas e melhores experiências de compra.
Além de combater a fraude, é vital desenvolver confiança entre sua empresa e o cliente, proporcionando o cenário ideal para a organização crescer com segurança. É inconveniente ter má reputação ou perder a confiança do consumidor, uma vez que ele provavelmente associará o caso diretamente à qualidade do serviço prestado pelo e-commerce, disseminando sua opinião e influenciando potenciais compradores.
Por que acontecem as fraudes?
As fraudes acontecem devido a uma grande quantidade de vazamento de dados. Hackers especializados em roubos de dados pessoais na internet efetuam estes tipos de golpes e roubam as informações de clientes legítimos, usando-as para fazer compras online.
Fraudes são mais comuns em compras virtuais, pois o CVV (código de verificação) dos cartões de crédito e débito podem ser capturados mais facilmente do que no mundo físico, em que o cliente insere sua senha nas máquinas de cartão.
Como se prevenir de fraudes?
A melhor forma de se livrar de uma fraude é evitar que ela aconteça. Assim, é necessário utilizar um sistema que faça o serviço de validação antifraude logo no início da análise de crédito, confrontando informações de cadastro e reduzindo custos com aquisição de informações creditícias.
De forma genérica, o sistema de segurança:
- analisa os dados do comprador;
- suas redes sociais;
- o valor da compra;
- sua localização;
- e o perfil de compra desse consumidor.
Com isso, o seu comportamento de navegação é verificado para buscar indícios de possíveis ataques. O cruzamento destes dados indicará se tal cliente é legítimo ou não.
Ademais, outras medidas podem ser tomadas como forma de prevenção desse problema. Contar com um certificado de segurança no e-commerce é favorável para a loja (que não corre o risco de ter os dados roubados) e garante mais confiança aos possíveis compradores.
Considerar a utilização de intermediadores de pagamento é uma opção para e-commerces com operações pequenas ou que não possuem conhecimento sobre como fazer uma boa análise de fraude. Assim, os intermediadores ficam responsáveis por receber os pagamentos, analisar os riscos e liberar — ou não — a transação.
Basicamente, ter processos bem definidos auxilia no controle e na padronização dos e-commerces, independente da escolha do método de análise de fraude. Para análises feitas internamente, é importante selecionar ferramentas de apoio seguras, assim como estabelecer todos os critérios de aprovação manuais.
Já para o uso de intermediadores, deve-se compartilhar os comprovantes de envio e entrega com o sistema do parceiro e utilizar meios de transporte seguros de forma a garantir a entrega dos produtos. Investir em sistemas de antifraude não é luxo, é necessidade.
Seu e-commerce está protegido das fraudes e já possui um sistema de segurança? Entre em contato com a TargetData para saber mais sobre nossas soluções para prevenir fraudes e prejuízos para seu negócio.
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