Razões Que Podem Causar a Negativação de um Devedor
Ao contrário do que as pessoas costumam pensar, um dia sem pagar um boleto após o vencimento ou a fatura de cartão de crédito, não deveria causar a negativação de um devedor. Este é um processo que exige alguns detalhes específicos, e principalmente costuma ser aplicado em caso de reincidência ou negligência.
Quer entender melhor como isso funciona para ver se sua empresa está agindo corretamente? Confira as dicas da TargetData!
O que pode causar a negativação de um devedor?
A negativação de um devedor é só uma das razões pelas quais ele pode ficar com o “nome sujo”, como é conhecida popularmente a restrição do CPF e/ou CNPJ pelos órgãos de proteção ao crédito.
Entre as causas para essa negativação estão:
Falta de pagamento de contas ou parcelas
A falta de pagamento de contas pode, sim, gerar a negativação de um devedor. Entretanto, isso não ocorre simplesmente após o vencimento.
Imagine se um boleto simplesmente não chega e, no dia seguinte ao vencimento, seu nome já está negativado? Isso não pode ocorrer.
É permitido por lei (a não ser para as empresas de telefonia) que o credor envie o nome do inadimplente para a lista dos órgãos. Porém, essa prática não é comum!
É necessário, primeiramente, tentar contatar o inadimplente para verificar o que houve, e se ele poderá arcar com a dívida por meio de uma negociação ou acordo. Caso isso não ocorra, pode haver o rompimento no fornecimento do serviço e, posteriormente, a negativação.
Entre 3 e 60 dias. Esse é o prazo dado entre os contatos e as tentativas de fechar um valor bom para ambas as partes, antes de tomar qualquer medida.
No caso de produtos parcelados ou financiados, deixar de pagar pode negativar o devedor e, em situações extremas, chegar à apreensão do bem adquirido.
Impossibilidade de localização do devedor
A impossibilidade de localizar a pessoas que está devendo não impede a empresa de negativá-lo, o que é bom para casos em que há total negligência por parte dele. Apesar disso, a negativação de um devedor não é boa para nenhuma das partes.
O melhor, sempre, é localizar devedores e realizar um acordo. Assim o credor receberá por seus serviços e o inadimplente terá a chance de saldar sua dívida antes de ter problemas com o CPF ou CNPJ.
Conheça as soluções da TargetData e aproveite melhor as oportunidades de renegociação em sua empresa!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!