Dicas Para Atualização de Cadastro de Clientes
Manter a atualização de cadastro de clientes é essencial para garantir uma base de dados organizada e útil para a sua empresa. Esse processo precisa ser feito minuciosamente para que as informações registradas sejam completas e recentes.
Conseguir esses dados nem sempre é tão fácil, por isso entenda neste artigo como fazer essa atualização de forma eficiente!
Como fazer cadastro de clientes?
Entender como fazer cadastro de clientes exige atenção para alguns pontos indispensáveis. A primeira coisa que você deve ter é uma boa ferramenta e a Target Data é a solução ideal. Ela é completa e oferece todos os benefícios necessários.
Depois de selecionar a ferramenta, você pode ir para a segunda etapa: a coleta de informações básicas para serem cadastradas, como:
- nome completo para pessoas físicas e razão social para pessoas jurídicas;
- CPF/CNPJ;
- endereço;
- dados de contato (e-mail e celular);
- data de nascimento/fundação;
- profissão/atividade econômica.
Durante a seleção de informações que serão coletadas, é importante garantir o máximo de detalhes que você puder, mas muito cuidado para não solicitar informações em excesso e fazer com que o cliente sinta que sua privacidade está sendo invadida. Portanto, selecione os dados que fazem mais sentido para seu objetivo.
Qual a importância de manter sua base de dados atualizada?
Com uma base de dados sempre atualizada você tem mais conhecimento sobre o cliente, possibilitando uma elaboração de estratégia mais eficiente para conquistá-lo.
Um exemplo dessa estratégia é a segmentação de clientes utilizando fatores como:
- gênero e idade;
- localização geográfica;
- perfil de compra do cliente;
- volume de compras.
Você também pode utilizar essas informações para entender os clientes perdidos e recuperá-los, analisando os possíveis motivos e melhorando pontos que podem ter influenciado nessa perda.
Além disso, você pode trabalhar com um atendimento personalizado para os consumidores no pós-venda, disponibilizando informações de novos produtos, ofertas e campanhas, por exemplo.
Como fazer atualização de cadastro de clientes?
A atualização regular de cadastro é essencial para evitar prejuízos ao seu negócio, como:
- aumento no volume de correspondências devolvidas;
- redução da produtividade;
- diminuição dos resultados de ações de e-mail e SMS Marketing.
A forma mais prática de realizar a atualização de cadastro de clientes é obtendo os novos dados por meio das próprias pessoas!
Você pode definir um colaborador da empresa para entrar em contato com os clientes e fazer essa atualização. Mas cuidado! É fundamental que a abordagem seja feita de forma sutil para não constranger ou incomodar o cliente e prejudicar a experiência de compra.
Além disso, essa verificação deve ser feita com o devido cuidado. Portanto, invista também em especialistas em tratamento de dados para evitar informações fora do padrão e que sejam conflitantes, assim como documentos, endereços, telefones e e-mails incorretos.
Lembre-se de sempre seguir as diretrizes da LGPD.
A seguir, você confere mais dicas de como atualizar sua base:
Higienização de base de dados e enriquecimento
A estratégia de higienização da base de contatos retira as duplicidades da base e organiza os dados em conjuntos de informações.
Além disso, há também o enriquecimento de dados, que permite encontrar mais informações pelo uso das que você já tem, como conseguir o telefone utilizando o CPF, nome dos pais, e-mails e telefones atualizados, por exemplo — desde que seja respeitada a lei e com o consentimento do público.
Você também pode conhecer mais alguns benefícios do enriquecimento de dados cadastrais, como a melhoria na comunicação, otimização do tempo e aumento nas vendas do seu negócio.
Estruturação das informações de cadastro de clientes
Após o tratamento de dados, sua empresa deve estruturar uma base que permita encontrar informações de forma prática e eficaz, desperdiçando menos tempo e aumentando a eficiência das atividades e processos operacionais.
Portanto, elabore planilhas, busque sistemas que ajudem na organização e mantenha tudo sempre ordenado e pronto para que seu time comercial possa trabalhar de forma mais assertiva.
Quanto menos complicada for a busca por informação, menos prejuízo você terá em termos de tempo de trabalho, sem falar na redução das falhas pelo uso de dados incorretos.
Atualização de cadastro de clientes em conformidade com a LGPD
Lembre-se de que, em certos casos, não será sua organização que trabalhará diretamente com os dados, mas sim uma empresa terceirizada, como call centers e birôs de dados. Portanto, é importante que a atualização tenha informações capturadas de acordo com as bases legais de proteção ao crédito, consentimento e legítimo interesse da Lei Geral de Proteção de Dados.
Gostou de saber como fazer cadastro de clientes e mantê-lo sempre atualizado? Então confira as soluções que a TargetData oferece e garanta que a atualização de cadastro de clientes da sua empresa esteja sempre em dia!
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