O Que é e Como Fazer o Marketing Direto?
Entender o que é e como fazer o marketing direto é uma vantagem que pode ajudar a sua empresa a obter resultados muito melhores. Isso porque a estratégia consiste em ações personalizadas, focadas em promover produtos ou serviços para um público específico.
Ou seja, ao invés de criar campanhas genéricas e sem foco específico, o marketing direto tem mais chances de atingir pessoas específicas com maiores chances de conversão (vendas).
Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo o artigo!
O que é marketing direto?
O marketing direto envolve ações direcionadas, normalmente, para um público determinado e com uma segmentação mais específica. O principal objetivo da estratégia é apostar no público que já está interessado em seu trabalho. Geralmente, isso pode ser feito por meio de:
- telemarketing;
- mala direta;
- e-mail marketing.
É nesse quesito em que o marketing direto se diferencia de estratégias como o inbound marketing — que busca gerar interesse no leitor e, então, atingi-lo com o material necessário para gerar o contato, formar uma lista de e-mails e a posterior venda para pessoas já preparadas e no melhor momento para compra, passando por todo o funil de vendas.
Ou seja, como o próprio nome já indica, o marketing direto é mais “agressivo” no sentido de ir direto para a etapa de entrar em contato com o cliente.
Sendo assim, o melhor a se fazer é unir as duas formas de trabalhar a divulgação. Por exemplo: adquirir leads por meio de uma estratégia bem fundamentada de inbound marketing e, então, passar os contatos conseguidos para a base sob responsabilidade de uma área comercial.
Eles farão as ligações ou enviarão os materiais e, assim, conseguirão as vendas. Esse trabalho conjunto é extremamente efetivo e pode aumentar muito a captação de clientes para sua empresa.
Como fazer o marketing direto?
Agora que já deu para entender o que é o marketing direto, precisamos saber como, de fato, implementá-lo. Para inserir com sucesso as ações dessa estratégia em sua empresa, é importante levar em consideração alguns detalhes:
1. Conheça seu público
Entender seu público e ter certeza de como ele prefere ser contatado, por exemplo, é essencial para uma ação eficiente de marketing direto. Saiba como abordar e quais são os principais pontos a serem explorados, e então planeje a empreitada.
Veja também: Qual a Importância de Ter um Mailing Segmentado?
2. Tenha uma boa base de dados
O centro de uma ação de marketing direto é o uso das informações de seus clientes e/ou prospects. Um telefone, e-mail ou endereço equivocados podem fazer com que você perca dinheiro e até mesmo o próprio cliente.
Sendo assim, tome cuidado com a sua base e mantenha os cadastros sempre atualizados.
Uma forma de fazer isso é investindo na higienização de dados cadastrais e enriquecimento dessa base. A TargetData é especialista no tema e com certeza te ajudará a manter os dados dos possíveis clientes atualizados!
3. Treine sua equipe
O que é marketing direto sem uma equipe treinada para lidar com os contatos? Nada!
Portanto, invista em capacitação e treinamento, principalmente no caso de contatos por telefone. Uma ligação mal realizada é quase tão ruim quanto uma informação inválida na base.
Busque bons pitchs de venda e tome como exemplo a concorrência, fazendo um benchmarking por meio de cliente oculto, entre outras ações de teste.
Entendeu o que é marketing direto e como aplicá-lo em sua empresa? Confira também soluções inteligentes para vender mais usando dados!
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