Qual a Importância de Manter o Cadastro de Clientes Atualizado?
Qual é o procedimento exato de entrada de um novo cliente em sua empresa? Uma das etapas iniciais precisa ser a adição dele à base de dados! Manter o cadastro de clientes atualizado é essencial para que você possa realizar seu trabalho de maneira efetiva.
Quer entender mais sobre a importância de ter um cadastro de clientes sempre renovado? Confira alguns detalhes neste artigo!
Por que manter o cadastro de clientes atualizado?
Imagine que da última semana para esta você fechou negócio com 15 novos clientes. Pode ter sido uma boa leva de negociações! Porém, para que você possa começar o trabalho, é importante ter o cadastro de clientes atualizado.
Suponha que esteja planejando uma ação de pós-venda para oferecer produtos com desconto e, possivelmente, fazer com que seus clientes recentes comprem novos itens ou serviços para complementar os que adquiriram.
Se o seu cadastro de clientes não estiver devidamente atualizado, você poderá perder oportunidades nesse sentido, inclusive de fidelização, pois não encontrará alguns dos novos consumidores ali para realizar a ação.
Outro ponto a esse respeito se relaciona às métricas e resultados. Sem um cadastro de clientes atualizado você não terá os números certos para realizar mensurações e gerar indicadores corretos e consistentes para quaisquer fins de análise de performance de vendas, por exemplo.
Nesse sentido, você pode acabar com a noção errada a respeito dos seus resultados, e isso pode afetar diretamente o cumprimento de metas e objetivos do negócio. Portanto, procure sempre atualizar seu cadastro de clientes!
Para isso, reforce ao time comercial ou de vendas a importância de, a cada novo contrato fechado, já atualizar a base de clientes no mesmo momento. Transforme isso em um processo organizacional interno e evite falhas já no início da nova parceria.
Não se esqueça dos clientes existentes
Assim como os novos clientes precisam ser adicionados ao seu cadastro, não poderá esquecer dos que já estão lá. Nesse caso, deve haver a atualização dos dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.
Existem muitas maneiras de atualizar essas informações, mas é importante que isso seja feito periodicamente para evitar problemas!
Unindo os dois pontos — em relação ao cadastro de clientes novos e também aos dados cadastrais dos já existentes —, você terá uma base consistente, correta e pronta para atendê-lo em todas as suas ações!
Gostou de saber mais sobre a importância de ter um cadastro de clientes atualizado? Aqui no blog da TargetData você encontra muitos outros artigos sobre o tema. Confira!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!