Como o Big Data Pode Ajudar Minha Empresa a Faturar Mais?
Lidamos, hoje, com um mundo que coleta e armazena diversos dados em enorme quantidade, que estão em tráfego a todo o tempo. À análise precisa dessa grande massa de informações é dado o nome de big data.
Por se tratarem de dados abrangentes, muitas vezes é possível utilizá-los para obter insights importantes, planejar ações e até garantir novas vendas! Confira mais detalhes neste artigo.
Big data permite melhores tomadas de decisão
Tomar decisões que tragam bons resultados nem sempre é uma tarefa fácil. Na maioria das vezes, ações e mudanças na empresa dependem principalmente de dados específicos, ainda mais quando ligadas a faturamento ou volume de vendas.
Nisso o big data pode ajudar, pois por trabalhar com uma quantidade significativa de dados, de origem e natureza variadas, é possível cruzar diferentes informações para chegar a um denominador.
Por exemplo: imagine que você precisa saber se valerá a pena dedicar parte do orçamento a um produto X em uma determinada loja de sua rede.
Com o big data é possível selecionar no sistema informações como o número de vendas do item naquela loja e o mesmo dado referente a outras. Então você poderá saber se realmente estão sendo vendidos poucos no geral ou só naquela loja, o que permite que você tome melhores decisões na hora da gestão de compras do produto em questão.
Mais sucesso no contato com cliente e ações de venda e pós-venda
O big data traz mais sucesso na hora de contatos com clientes, até mesmo para ações de venda e de relacionamento, como as de pós-venda. Isso porque não só permite que sua base de dados seja melhor explorada e mais completa, como também entrega sistemas de validação e enriquecimento das informações inseridas.
Por meio do big data e de ferramentas específicas, é possível conseguir telefones, endereços e outras informações importantes para concluir planejamentos e metas de prospecção e vendas, ampliando o faturamento da empresa.
Outro ponto é que, por meio das informações armazenadas, há a chance de oferecer o produto e/ou serviço correto para o cliente — principalmente para promover um upsell ou uma venda para futura fidelização —, tudo por meio do big data, já que os detalhes de cada negociação e contrato estão disponíveis para consulta e aplicação em outros sistemas.
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