Monitoramento de Pessoa Exposta Politicamente (PEP) Para Evitar Riscos
O monitoramento de Pessoa Exposta Politicamente (PEP) é uma forma de evitar que as empresas sofram com fraudes. Mas o que isso significa e como é feito esse processo? Leia este artigo para entender mais sobre o assunto e descubra formas de evitar que sua empresa corra riscos.
O que é o Monitoramento de Pessoa Exposta Politicamente (PEP)?
Você sabe o que é PEP? O monitoramento de Pessoa Exposta Politicamente (PEP) nada mais é do que uma forma das empresas estarem em conformidade com a legislação e prevenir fraudes, lavagem de dinheiro e até terrorismo, por meio do acompanhamento dos PEPs, que são agentes públicos que trabalham ou já atuaram nos últimos cinco anos, em cargos e funções públicas. Essas pessoas são supervisionadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Como a TargetData pode ajudar no monitoramento de PEP?
A TargetData utiliza o cruzamento entre bases de dados e estatísticas para identificar as pessoas que estão relacionadas em primeiro e segundo grau de cada Pessoa Exposta Politicamente.
Dessa forma, se a pessoa tiver envolvimento com omissão de patrimônio, fraudes, lavagem de dinheiro, entre outros, possibilitamos que a sua empresa tenha acesso a essa informação, e portanto, evite correr riscos ao negociar com esses indivíduos.
Com isso, garantimos também maior confiabilidade nos dados coletados pela sua empresa, pois eles ficam disponíveis em tempo integral e são originados de fontes públicas oficiais, trazendo muito mais segurança e credibilidade para sua empresa.
Ou seja, o monitoramento de Pessoa Exposta Politicamente (PEP) é extremamente importante, pois adotar procedimentos de verificação das informações de PEP permite avaliar suspeitas de operações ilícitas e evitá-las.
Como funciona o monitoramento de PEP?
Inicialmente, é realizada uma captação dos dados em Diários Oficiais, sites oficiais de órgãos e empresas públicas, assim como o processo de acompanhamento das alternâncias dos cargos, como os substitutos dos períodos de férias e licenças.
Os principais riscos relacionados a uma PEP envolvem tanto informações fiscais quanto financeiras, como:
- omissão de registros e patrimônio;
- fraudes associadas à tributação;
- transações de grandes volumes de dinheiro sem origem mapeada.
Os setores obrigados a identificar pessoas politicamente expostas são todos aqueles regulados pela Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD). São, portanto, áreas relacionadas com operações financeiras e bens, bancos, seguradoras, imóveis, setores de joias, artigos de luxo, objetos de arte, entre outros.
Entre em contato com a TargetData para saber mais sobre nossas soluções para evitar esse e outros tipos de fraudes e manter sua empresa de acordo com a legislação, sem sofrer prejuízos!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!